SEJA BEM VINDO(A)!

Espero que este blog possa abençoar a sua vida! Um grande abraço.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

AULA DE ORTOGRAFIA COM VÍDEO- EMPREGO DE X E CH

ESCOLA ASCENDINO DE

ESCOLA MUNICIPAL ASCENDINO DE ALMEIDA NATAL/RN

PROFESSORA: GEYSA MARTINS FREIRE

PLANO DE AULA


Esta aula foi planejada para os alunos da Sala de Recursos Multifuncionais da escola Ascendino de Almeida, em 29/10/10.

SÉRIE:

5º ANO DE ESCOLARIDADE

OBJETIVO:

ENSINAR A ORTOGRAFIA DE PALAVRAS COM X E CH DE FORMA DIVERTIDA E PRÁTICA.

DESCRIÇÃO:

ATRAVÉS DO BLOG SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS TRABALHAR COM VÍDEO ORTO E GRAFIA, RETIRADO DO PORTAL DO PROFESSOR EM 29/10/10. PARA INICIARMOS O ESTUDO DAS PALAVRAS ESCRITAS COM A LETRA X E COM CH, COM OS ALUNOS DO 5º ANO DE ESCOLARIDADE. ESTA AULA FOI APRESENTADA PELA TV ESCOLA. UTILIZA O TEATRO DE BONECOS PARA ENSINAR A GRAFIA CORRETA DE ALGUMAS PALAVRAS GRAFADAS COM X E COM CH.

TEMPO DE DURAÇÃO DO VÍDEO:

3MINUTOS

AUTOR DO VÍDEO:

BRASIL,MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO(MEC)

REGISTROS: Serão realizados registros escritos de todo o andamento da aula. Dos avanços e dificuldades que os alunos demonstrarem, com a finalidade de refazermos ou não nossos objetivos.

video

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

FELIZ NATAL! E UM ÓTIMO 2011 PARA TODOS!


Desejo a todos um excelente Natal, que a maravillhosa paz do Senhor esteja em cada coração!

Que o ano de 2011 seja repleto de realizações, bênçãos de Deus, saúde e prosperidade espiritual e material.

Um enorme abraço!
Feliz 2011!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Avanços Significativos no AEE




Michael, aluno com TGD, há um ano e meio frequentando a SRM, tem demonstrado avanços significativos em relação a participação nas atividades propostas e na socialização. Antes não aceitava ir para Sala de Recursos, não se interessava em realizar nenhuma atividade, não olhava para o rosto das pessoas, não permitia que ninguém o tocasse. Hoje já vai para a sala de recursos, participa de algumas atividades que elaboramos para ele, permite que se toque em seu braço, de vez em quando olha para o nosso rosto e vem demonstrando outros avanços que em relação a ele mesmo são enormes. Para ele chegar até aqui, necessitamos unir forças, A SRM, profesoras da sala regular e atendimento na APAARN ( Associação de Pais e Amigos dos autistas do Rio Grande do Norte). Temos muito ainda o que fazer, Michael ainda grita na sala embora, em menor frequência. Ainda não está alfabetizado mas, sabemos que ele pode aprender. Aprendeu a brincar de carrinho com os colegas na hora do intervalo, antes ficava na sala dos professores agarrado ao cóis da calça da sua professora e não admitia que ninguém chegasse perto dele. Precisamos insistir muito mostrando ao aluno o que queríamos e o que desejávamos que fizesse para que evoluísse. Estamos felizes com seus avanços mas, queremos mais, pois acreditamos em suas potencialidades e sabemos que é inteligente e pode ir muito longe.

AEE NA SRM


Criança com (TGD) Transtorno Global do Desenvolvimento, no AEE na SRM do Ascendino.



Na SRM como já editei, fazemos o atendimento educaconal especializado (AEE).

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O que temos em nosso espaço SRM




A Sala de Recursos Multifuncionais da Ascendino de Almeida é uma sala tipo 1, ou seja tem computador, escaner, impressora preto e branco, TV LC 32 polegadas, mobiliário enviado pelo MEC, alguns jogos e materiais específicos para pessoa com necessidades especiais como, dicionário em LIBRAS, programa no computador com voz para pessoas com cegueira ( DOSVOX), lunetas, jogos para educação infantil (sequência lógica e outros jogos que confeccionamos como quebra cabeças, jogo do bafo e outros. Também compramos alguns

jogos educativos para melhor atedermos nossos alunos.
Todas as crianças ficam encantadas com o nosso espaço de aula, procuramos deixá-la o mais agradável possível. Temos a caixa de areia com muitas miniaturas que tem por objetivo a produção de histórias, onde trabalhamos o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Temos também a cidade miniatura em que fizemos um prédio de caixa e decoramos, uma casa com uma rua onde há carros, pedestres animais. Essa cidade é para facilitar a compreensão dos alunos com cegueira sobre a diferença de uma casa para um prédio e possibilitar-lhes outras comparações. Temos uma caixa decorada com livros e outra com revistas variadas onde os alunos podem folheá-los ou fazer empréstimos. Também usamos nos nossos atendimentos sudokos de portugês, matemática e outros.