SEJA BEM VINDO(A)!

Espero que este blog possa abençoar a sua vida! Um grande abraço.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Atividades para desenvolvimento da escrita.

       
   Prezadas colegas após vários pedidos resolvi colocar alguns exemplos de atividades para o desenvolvimento da escrita. Lembro-lhes que as atividades realizadas no AEE são essencialmente pedagógicas e efetuadas de acordo com as dificuldades do aluno e não de acordo com a deficiência apresentada. Estou frisando este aspecto porque alguns colegas me pedem atividades destacando a deficiência do aluno. O que o professor precisa fundamentalmente observar são as necessidades do seu aluno e suas potencialidades.
         Estas atividades foram retiradas da coleção "FONO NA ESCOLA" de Márcia Honoro e Mary Lopes Esteves Frizanco.                               




OBS: A partir desses exemplos professor(a) você poderá criar muitas atividades de acordo com as necessidades do seu aluno(a), use sua criatividade.

MAIS UMAS ATIVIDADES LÚDICAS DA COLEÇÃO OFICINA LITERATURA DE ADSON VASCONCELOS; FERNANDA BELEZA E REGINA VILHAÇA..













segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ATIVIDADES PEDIDAS

CAROS (AS) COLEGAS, MUITOS SÃO OS PEDIDOS PARA EU POSTAR ATIVIDADES PARA DETERMINADA DEFICIÊNCIA OU NECESSIDADE ESPECIAL DE SEUS ALUNOS. TENHO ME RECUSADO EM FAZER ISSO, DESCULPEM-ME JÁ SEPAREI VÁRIAS, MAS RELUTO EM POSTÁ-LAS. NÃO ME QUEIRAM MAL. 
AS ATIVIDADES PARA OS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NÃO DIFEREM DAS QUE UTILIZAMOS PARA AS OUTROS CRIANÇAS. O QUE TEMOS OBRIGATORIAMENTE EM FAZER É ADAPTÁ-LAS AO NÍVEL, NECESSIDADE E POSSIBILIDADES DO NOSSO ALUNO. POR EXEMPLO UM LABIRINTO PODEMOS TRABALHÁ-LO COM LÁPIS ENGROSSADO OU ADAPTADO PARA O ALUNO QUE TEM DIFICULDADES MOTORAS, ESSE TIPO DE ATIVIDADE MELHORA A PERCEPÇÃO E A COORDENAÇÃO MOTORA FINA. OUTRAS ATIVIDADES MUITO LÚDICAS SÃO OS CAÇA-PALAVRAS, DOMINÓS DE VOGAIS, LETRAS E OUTROS, BINGOS, JOGOS DA MEMÓRIA E QUEBRA-CABEÇAS VOCÊS OS ENCONTRARÃO EM VARIEDADES NA INTERNET. 
NA NOSSA SALA ADQUIRIMOS A COLEÇÃO ESPETACULAR "FONO NA ESCOLA" DE ( Márcia Honora  e Mary Lopes Esteves Frizanco); "CIRANDA DAS DIFERENÇAS" (Márcia Honora); "ADOLETRA" (Meire Rezende) "OFICINA DE JOGOS" (Adson Vasconcelos; Fernanda Beleza e Regina Vilhaça), ENTRE OUTRAS, SÃO TRABALHOS BELÍSSIMOS E MUITO RICOS ONDE SE ENCONTRA RICAS ATIVIDADES E JOGOS LÚDICOS PARA SE TRABALHAR COM TODAS AS CRIANÇAS.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

RESPOSTA PARA LUCIANA THOMAZ

                                                          Olá !Luciana.
     Obrigada pela sua visita, você me perguntou sobre cursos a distância, sugiro que visite a página do MEC e clic em cursos, lá tem sempre cursos disponíveis. Mas, quando souber de algum on line colocarei no blog.

                                                                                                Até breve!

RESPOSTA PARA NILSÉIA

                                                       Olá Nilséia!
      Estou feliz com sua visita, você me pediu sites para trabalhar com seus alunos. Visite as páginas do blog que encontrará uma postagem onde eu já fiz isso, ou seja, você irá encontrar sugestões de vários sites que poderão lhe ajudar no atendimentos com seus alunos.
                                                        Até breve!

RESPOSTA PARA RENATA MIRANDA

                                          Olá Renata! seja muito bem vinda a nossa Sala.
                      Quando fui montar a Sala em que trabalho, tive ajuda da coordenação e direção que me presentearam com variados jogos, brinquedos, e diversos materiais didáticos. Também recebi do MEC todo mobiliário necessário, jogos em LIBRAS, e outros. Confeccionei quebra-cabeças, jogo do bafo, dominós em Braille e depois recebi alguns jogos em Braille, em LIBRAS e outros. Em 210 recebemos uma verba significativa do MEC, compramos livros extremamente lúdicos, diferentes dos que haviam na biblioteca da escola, brinquedos e jogos educativos, ar condicionado, cortinas novas e muito mais.  Desta forma, sempre estou procurando novidades para meus alunos. AH! compramos coleções com softwares fantásticos de alfabetização e livros didáticos para o professor. Saiba que a SRM, é um espaço fundamentalmente lúdico, use sua imaginação e a prática lhe proporcionará a necessidade de novos materiais para trabalhar com o aluno e lhe indicará o que fazer. Espero ter lhe ajudado. 
                                                                                             Um grande abraço, fique com Deus.

RESPOSTA PARA GENEVIEVE

                         Cara colega, obrigada pela sua visita, seja sempre bem vinda!

     Respondendo a sua pergunta:  a decoração da SRM é muito pessoal, cada professor a decora conforme sua personalidade e gosto. Porém no designe do blog deixei algumas dicas de como decorei a sala em que trabalho. Coloquei o código Braille de forma muito lúdica e o alfabeto manual (datilologia), entre outros elementos, como cortinas, estantes bem decoradas com papéis coloridos, jogos e outros. Dê uma olhada tem fotos da sala no blog. Use sua criatividade de modo que sua sala fique bem acolhedora. Só tenha cuidado para não deixá-la visualmente poluída. 

                                                                           Um grande abraço!

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO ALUNO DO AEE

     ALGUMAS PESSOAS ME PEDIRAM UM MODELO DE FICHA DE ACOMPANHAMENTO PARA O ALUNO DO AEE. ESTA É APENAS UM MODELO, CARO COLEGA VOCÊ DEVERÁ CRIAR A SUA DE ACORDO COM SUAS NECESSIDADES E A DE SEUS ALUNOS. 


FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO AEE


NOME DO ALUNO
ATIVIDADE DESENVOLVIDA
DESEMPENHO
DIFICULDADES APRESENTADAS
DIA SEMANA E HORA
OBS:

































OBS: PARTICULARMENTE NÃO USO FICHAS, UTILIZO UM CADERNO DE REGISTRO PARA CADA ALUNO, ONDE ESCREVO RESUMIDAMENTE OS  SEUS AVANÇOS E DIFICULDADES.  

SÍNDROME TREACHER COLLINS

           Este ano 2014 recebi um aluno com a síndrome de Treacher Collins então, resolvi colocar algumas informações sobre o assunto nesta página sobre a síndrome.







Síndrome de Treacher Collins 

A Síndrome de Treacher Collins é uma doença hereditária que pode causar perda auditiva e defeito físico no rosto e na cabeça. 



Acredita-se que há um defeito genético no quinto cromossomo,o qual é responsável pela causa da Síndrome de Treacher Collins. E esse gene afeta o desenvolvimento facial do rosto.

Os pacientes com Síndrome de Treacher de  Collins são caracterizados com traços de anomalias faciais e a grande maioria deles sofrem também de perda auditiva devido a deformidades no ouvido  externo e médio, que conduz  o som para as termionações nervosas.

Os principais sintomas da Síndrome de Treacher Collins são:

  • Perda auditiva
  • Orelhas anormais ou ausência quase todal delas
  • Pouco desenvolvimento das maçãs do rosto ou ausência delas
  • Maxilar pequeno e inclinado
  • Boca e nariz largos
  • Defeito nas pálpebras inferiores
  • O couro cabeludo extendido até a face
  • Palato fendido
A Síndrome de Treacher  Collins é uma enfermidade hereditária que se encontra entre uma em  cada 10.00 pessoas. Se um dos pais é afetado por essa enfermidade a probabilidade de que o filho nasça com esse problema é de 50%, mas a Síndrome de Treacher pode ocorrer também em recém-nascidos de pais sem essa doença

Complicações e tratamento

Devido a um desenvolvimento anormal dos ouvido, olhos e mandíbulas ou outras características a Síndrome traz sérias complicações afetando a fala, audição, visão e paladar.A doença pode ser tratada em parte e a cirurgia plástica pode aliviar algumas das anomalias em alguns dos traços físicos. O aparelho auditivo pode ajudarna deficiência auditiva.

Em alguns casos um diagnóstico pode ser feito antes do nascimento quando uma ultrasonografia mostra  a curvatura da amídula nas vítimas dea Síndrome de Treacher Collins. Normalmente o diagnóstico é feito mediante um exame clínico.

Fontes: Faces — the National Craniofacial Association www.faces-cranio.org/Disord/Treacher.htm ; Medline Pluswww.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/001659.htm