SEJA BEM VINDO(A)!

Espero que este blog possa abençoar a sua vida! Um grande abraço.

terça-feira, 29 de abril de 2014

PESSOAS COM HIPERATIVIDADE NÃO SÃO NATAS DO AEE

" De acordo com o Decreto Nº 6.571, de 17 de setembro de 2008, que dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado, destina recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica - FUNDEB ao AEE de alunos com DEFICIÊNCIAS, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, matriculados na rede pública de ensino regular, admitindo o cômputo duplo da matrícula desses alunos em classes comuns de ensino regular público e no AEE, concomitantemente , conforme registro no Censo Escolar." Desta forma, (grifo meu) os alunos com TDAH (Transtorno de Desenvolvimento de Atenção e Hiperatividade), não são alunos destinados ao AEE. Porém, defendo que se o aluno tem dificuldade de aprendizagem e houver vagas no AEE da instituição em que estuda, que seja atendido. O professor poderá ajudá-lo pedagogicamente através de atividades e jogos que propiciem o avanço no desenvolvimento da atenção, concentração e outras necessidades que tiver. Porém isso só deverá acontecer, se realmente não tiver um aluno nato (acima citado) precisando dessa vaga. Referência: Ropoli Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva/Edilene Aparecida Ropoli...[et.al.]. Brasília: Ministério de Educação, Secretaria de Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Algumas dicas para se detectar o aluno com TDAH

Para cada item, escolha a coluna que melhor descreve o(a) aluno(a) (MARQUE UM X): 1. Não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas 2. Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer 3. Parece não estar ouvindo quando se fala diretamente com ele 4. Não segue instruções até o fim e não termina deveres de escola, tarefas ou obrigações 5. Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades 6. Evita, não gosta ou se envolve contra a vontade em tarefas que exigem esforço mental prolongado 7. Perde coisas necessárias para atividades (p. ex: brinquedos, deveres da escola, lápis ou livros) 8. Distrai-se com estímulos externos 9. É esquecido em atividades do dia-a-dia 10. Mexe com as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira 11. Sai do lugar na sala de aula ou em outras situações em que se espera que fique sentado 12. Corre de um lado para outro ou sobe demais nas coisas em situações em que isto é inapropriado 13. Tem dificuldade em brincar ou envolver-se em atividades de lazer de forma calma 14. Não pára ou freqüentemente está a “mil por hora” 15. Fala em excesso 16. Responde as perguntas de forma precipitada antes delas terem sido terminadas 17. Tem dificuldade de esperar sua vez 18. Interrompe os outros ou se intromete (por exemplo: intromete-se nas conversas, jogos, etc.) Como avaliar: 1) se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 1 a 9 = existem mais sintomas de desatenção que o esperado numa criança ou adolescente. 2) se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 10 a 18 = existem mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que o esperado numa criança ou adolescente. O questionário SNAP-IV é útil para avaliar apenas o primeiro dos critérios (critério A) para se fazer o diagnóstico. Existem outros critérios que também são necessários. IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico de TDAH apenas com o critério A! Veja abaixo os demais critérios. CRITÉRIO A: Sintomas (vistos acima) CRITÉRIO B: Alguns desses sintomas devem estar presentes antes dos 7 anos de idade. CRITÉRIO C: Existem problemas causados pelos sintomas acima em pelo menos 2 contextos diferentes (por ex., na escola, no trabalho, na vida social e em casa). CRITÉRIO D: Há problemas evidentes na vida escolar, social ou familiar por conta dos sintomas. CRITÉRIO E: Se existe um outro problema (tal como depressão, deficiência mental, psicose, etc.), os sintomas não podem ser atribuídos exclusivamente a ele. - See more at: http://www.tdah.org.br/br/sobre-tdah/diagnostico-criancas.html#sthash.WmPIv0qV.dpuf

quarta-feira, 23 de abril de 2014

UM CONSELHO PARA QUEM ESTÁ INICIANDO NAS SRMs

UM CONSELHO PARA AS COLEGAS QUE ESTÃO INICIANDO NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, ESTUDEM SEUS ALUNOS E DESCUBRAM O QUE PODEM FAZER PARA AJUDÁ-LO PEDAGOGICAMENTE, NÃO LEVEM EM CONTA APENAS A DEFICIÊNCIA, NÃO EXISTEM ATIVIDADES ESPECÍFICAS PARA DETERMINADA DEFICIÊNCIA E SIM ATIVIDADES QUE PODERÃO SER ADAPTADAS PARA CADA UM DE ACORDO COM SEUS INTERESSES, DESEJOS, POTENCIALIDADES FÍSICAS E INTELECTUAIS E NECESSIDADES COGNITIVAS. CADA SER HUMANO É ÚNICO, E É POR ISSO QUE FORAM CRIADAS AS SRMs, PARA TRABALHAR AS INDIVIDUALIDADES DE CADA ALUNO E AJUDÁ-LO A SE INCLUIR NO MEIO EM QUE VIVE. UMA ÚNICA ATIVIDADE, UM ÚNICO JOGO, UM ÚNICO BRINQUEDO PODERÁ SER USADO PARA DIFERENTES CRIANÇAS OU PESSOAS É SÓ DESCOBRIR DE QUE MODO ESSA PESSOA PODERÁ INTERAGIR COM ELE. NÃO HÁ NADA PRONTO, MAS PARA ISSO É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR CONHEÇA SEU ALUNO. NÃO FIQUEM TÃO AFLITAS E ANSIOSAS, A PRÁTICA E O CONHECIMENTO LHES ENSINARÃO MUITO E ISSO VIRÁ GRADATIVAMENTE.

Atividades e postagens pedidas

CAROS (AS) COLEGAS, MUITOS SÃO OS PEDIDOS PARA EU POSTAR ATIVIDADES PARA DETERMINADA DEFICIÊNCIA OU NECESSIDADE ESPECIAL DE SEUS ALUNOS. TENHO ME RECUSADO EM FAZER ISSO, DESCULPEM-ME JÁ SEPAREI VÁRIAS, MAS RELUTO EM POSTÁ-LAS. NÃO ME QUEIRAM MAL. AS ATIVIDADES PARA OS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NÃO DIFEREM DAS QUE UTILIZAMOS PARA AS OUTROS CRIANÇAS. O QUE TEMOS OBRIGATORIAMENTE EM FAZER É ADAPTÁ-LAS AO NÍVEL, NECESSIDADES E POSSIBILIDADES DO NOSSO ALUNO. POR EXEMPLO UM LABIRINTO PODEMOS TRABALHÁ-LO COM LÁPIS ENGROSSADO OU ADAPTADO PARA O ALUNO QUE TEM DIFICULDADES MOTORAS, ESSE TIPO DE ATIVIDADE MELHORA A PERCEPÇÃO E A COORDENAÇÃO MOTORA FINA. OUTRAS ATIVIDADES MUITO LÚDICAS SÃO OS CAÇA-PALAVRAS, DOMINÓS DE VOGAIS, LETRAS E OUTROS, BINGOS, JOGOS DA MEMÓRIA E QUEBRA-CABEÇAS VOCÊS OS ENCONTRARÃO EM VARIEDADES NA INTERNET. QUANTO AS FICHAS SOBRE PLANO DE AULA, TEM UM MODELO EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEEM UMA OLHADA,QUE ENCONTRARÃO.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

TRABALHANDO COM AS DIFERENÇAS

Este ano ampliaram-se os desafios no AEE da nossa escola, temos três novas deficiências apresentadas pelos nossos alunos: Distrofia muscular, Síndrome de Treacher Collins e Paralisia Cerebral. Estamos ansiosos e ao mesmo tempo felizes com a presença deles, sabemos que será um ano de muita aprendizagem, expectativas e esperanças de proporcionar a inclusão desses alunos no meio em que vivem.