SEJA BEM VINDO(A)!

Espero que este blog possa abençoar a sua vida! Um grande abraço.

terça-feira, 9 de junho de 2015

ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO

Diferença entre atenção e concentração A atenção é a capacidade que temos de focalizar um objeto ou grupo de objetos externos(sensoriais) ou internos (pensamentos) que aparecem aos nossos sentidos. Esse processo é indispensável para que os dados a serem salvos no banco de memórias sejam isolados e enviados ao processo de gravação. Por meio da atenção, dedicamos nossos esforços e energia intelectual para o alvo escolhido e eliminamos tudo aquilo que não se relaciona diretamente ao nosso desejo. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Aten%C3%A7%C3%A3o) A atenção é geralmente definida como nossa habilidade de seletivamente focar em uma coisa, ideia ou tarefa enquanto filtramos as outras distrações. Outra forma de descrever a atenção é concentração seletiva. Atenção é a função do nosso cérebro que aloca corretamente nossos recursos de processamento. (https://www.superaonline.com.br/blog/template_permalink.asp?id=119) CONCENTRAÇÃO A concentração mental é um processo psíquico que consiste em centrar voluntariamente toda a atenção da mente sobre um objetivo, objeto ou atividade que se este fazendo ou pensando em fazer em esse momento, deixando de lado toda a série de fatos ou outros objetos que podem ser capazes de interferir com sua realização ou atenção. Concentração e estudos A concentração é especialmente importante para o processo de ensino. Daí que se intente por todos os meios aumentar esta capacidade que é essencial para a aquisição de novos conhecimentos. Sobre este ponto, a Psicologia da Educação fez importantes observações e contribuições. Além disso, a concentração mental é usada em quase todos os esportes individuais (ginástica, tênis, xadrez, etc), que ajuda ao executor a enfocar se em ações que estão sendo desenvolvidas. Patologias de concentração A concentração pode ser prejudicada ou mesmo completamente bloqueada por transtornos, doenças e / ou comportamentos de vários tipos. A síndrome que mais bloqueia a capacidade de atenção - concentração de um sujeito é conhecida como Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. A doença que mais afeta a capacidade de atenção de uma pessoa é a drogadição, especialmente com o consumo de droga com a capacidade de relaxamento, como oCannabis Sativa. [carece de fontes] A conduta que mais afeta a atenção de um sujeito é a motivação. O fator sentimental ou humor afeta a atenção sobre as atividades, é a depressão. ((http://pt.wikipedia.org/wiki/Concentra%C3%A7%C3%A3o_mental)

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Resposta a Thiffany Santos

Boa tarde Thiffany, respondendo a sua pergunta, há uma coleção do MEC sobre o AEE, e nela você vai encontrar muita informação sobre as SRMs, Também neste blog, em páginas anteriores encontrará uma Lei que regula esse atendimento em todo o território nacional. Procure nas páginas do MEC on line que com certeza há informações sobre as Salas de Recursos Multifuncionais. Tenho alguns livros mais não em PDF a nível municipal.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Diversas Deficiência, vídeo excelente.

Pessoal descarte a parte inicial do vídeo abaixo com o professor Luís, pois são recomendações do curso Portas Abertas Para a inclusão, mas assistam com atenção a 3ª parte desse vídeo esclarecimentos importantes sobre todas as deficiências.

Aula 9 - Educar na diversidade: características das deficiências

Resposta para Maura

Prezada colega Maura, você me pediu modelo de plano de aula. Dê uma olhada nas outras páginas do blog que encontrará modelo de plano de aula, pois já postei anteriormente. Obrigada por sua visita. Um grande abraço. Mais veja algumas dicas abaixo: Coloquei em uma tabela contudo o formato do blog não aparece a mesma. Plano de AEE 01-Nome do aluno 02-Dia/hora 03-Necessidades a ser trabalhada 04-Atividade a ser realizada 05-Técnica utilizada ou material utilizado 06-Avanços e dificuldades apresentada 07- Registro dos avanços e dificuldades Esse plano foi criado por mim, você pode e deve criar o seu dentro de sua visão de trabalho e de acordo com os seus alunos. Bom trabalho.