![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUTU_odmmgg0wwOoa00Ij4CooXd4y8Lo_kSUE0xKsQoZgvrFE9TJo4Jg7WfE8iKxL74ByFB6WvMLqojT-Q80fRC7gVWDVA6IVuxnWH2-dXm7B7JNwPghwxuorhEwW74ZwgYuxLenG_cjgz/s320/BOTB4CAF7TDU1CABX98KWCA3CQNBQCAJE41DSCAWKTY3PCAXT0J09CATO2BV1CA3E0HG3CAOJ0VGGCA154SC4CAK7FPFTCAZ0VT6VCA2FS44VCATE5BT9CA0U6EJ7CA7MGFZ5CAOFYI0KCAOVMPAD.jpg)
A surdocegueira é uma deficiência única em que o indivíduo apresenta ao mesmo tempo perda da visão e da audição. É considerado surdocego a pessoa que apresenta estas duas limitações, independente do grau das perdas auditiva e visual. A surdocegueira pode ser congênita ou adquirida e não é deficiência múltipla. Segundo o fascículo (AEE-DM), as pessoas surdocegas estão divididas em quatro categorias: pessoas que eram cegas e se tornaram surdas; que eram surdos e se tornaram cegos; pessoas que se tornaram surdocegos; pessoas que nasceram surdocegos, ou se tornaram surdocegos antes de terem aprendido alguma linguagem.
Deficiência múltipla é quando uma pessoa apresenta mais de uma deficiência, “é uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, revelando associações diversas que afetam, mais ou menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento social” (fascículo DMU). As pessoas com deficiência múltipla apresentam características específicas, individuais, singulares e não apresentam necessariamente os mesmos tipos de deficiência, podem apresentar cegueira e deficiência mental; deficiência auditiva e deficiência mental; deficiência auditiva e autismo e outros.
Gostei muito da matéria sobre as salas multifuncionais, uma vez que a inclusão nas escolas sempre foi de forma mascarada, mas com as salas e também com professores capacitados está sendo garantido o direito das crianças com necessidades.
ResponderExcluir