Dificuldades no AEE
Uma das maiores dificuldades que tenho enfrentado nestes quase quatro anos que estou no AEE - Atendimento Educacional Especializado, é a de planejar objetivos específicos e estratégias de ensino para as crianças com TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento). Li um pouco sobre o assunto e entrei em alguns sites de atividades relacionados com o mesmo, parece que tudo funciona bem na elaboração das atividades; contudo na prática é diferente, nada funciona realmente como planejamos. Como é difícil penetrar no mundo dessas crianças. Como não é fácil o acesso ao mundo delas. Fico preocupada, pensando se estou fazendo ou aplicando as estratégias certas. Algumas vezes, com determinado aluno (tenho 4 com TGD) obtenho respostas positivas. Todas as atividades são voltadas para a interação, comunicação e socialização.Tenho aplicado diferentes metodologias, como o uso de recursos muito visuais, sonoros e software educativos, um dos alunos responde bem a dança então, dançamos, utilizo CDs de brinquedos cantados, e nas danças representamos ou tentamos realizar algumas coreografias que inventamos de acordo com a música.Utilizo também, entre outros, instrumentos musicais e para um dos meus alunos, esse recurso, as vezes o faz interagir com os colegas ou apenas se interessar pelo instrumento, pois o pega e se afasta para tocá-lo andando pela sala. Nesses momentos fico feliz pois por um breve instante o aluno se interessou por algo. Outro aluno, não se interessa por nenhum desses recursos, mas participa bem de atividades no computador e mesmo sem usar a linguagem oral, reivindica sempre esse recurso, puxando pelo meu braço para levá-lo até o computador ou simplesmente quando chega na SRM, vai direto para a cadeira do computador e se senta , fica esperando o tempo que for necessário sem se mexer.
Bem, queria apenas compartilhar um pouco das minhas preocupações e ansiedades no meu trabalho.
Cara colega, li atentamente seu testemunho. Entendo perfeitamente suas angústias, preocupações e felicidade. Afinal, o trabalho é extremamente melindroso, a ponto de ser melhor compreendido por quem também está no "mesmo barco". trabalho no AEE há dois anos e tenho os mesmos questionamentos que você. Na verdade, no nosso trabalho nunca temos certeza de nada: se a aula vai se desenrolar, se vai ser produtiva, se o aluno vai interagir...Enfim, é tudo muito complexo. Mas eu gostaria de lhe parabenizar pelo desprendimento e dedicação a essa causa tão nobre. E dizer ainda que você deve sossegar; se está fazendo o seu trabalho com honestidade e compromisso, saiba que não é em vão. Deus te abençoe. E a todos que trabalham nessa área.
ResponderExcluirBoa tarde minha colega de trabalho.Também trabalho na AEE, com experiência a mais ou menos 23 anos na Educação especial.Entendo perfeitamente suas colocações , as vezes nos questionamos se realmente estamos fazendo um trabalho que alcance as necessidades da criança com Transtornos Globais do Desenvolvimento.Pode acreditar que está desenvolvendo um ótimo trabalho. Estou fazendo um curso sobre autismo com o Programa Son Rise, estou amando, colocando em prática e já observo bons resultados, se acaso se interessar por algum material entre em contato comigo. nilvapontello@hotmail.com.
ResponderExcluirAbraços