OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OA)
Um objeto de aprendizagem pode ser usado em diferentes contextos e em
diferentes ambientes virtuais de aprendizagem, para atender a esta
característica, cada objeto tem sua parte visual, que interage com o aprendiz
separada dos dados sobre o conteúdo e os dados instrucionais do mesmo. A
principal características dos objetos de aprendizagem é sua reusabilidade, que
é posta em prática através de repositórios, que armazenam os objetos
logicamente, permitindo serem localizados a partir da busca por temas, por
nível de dificuldade, por autor ou por relação com outros objetos. Um exemplo
desse tipo de repositório é o Portal
do Professor, mantido pelo Ministério da Educação do governo brasileiro.
Para que um objeto de aprendizagem possa ser recuperado e reutilizado, é
preciso que esse objeto seja devidamente indexado (preenchimento dos metadados)
e armazenado em um repositório. Contudo o preenchimento de metadados
ainda é o gargalo no desenvolvimento dos OAs e um fator desestimulante de sua
criação. Isto porque a indexação é um processo muito trabalhoso e que demanda
muito tempo. Além disso, muitos criadores de OAs e indexadores têm dúvidas
sobre com que valores preencher os metadados ou há interpretações diferentes
sobre os valores a serem fornecidos. Os resultados são metadados incompletos,
com valores ambíguos ou semanticamente inconsistentes, o que acaba por
prejudicar a recuperação e, consequentemente, a reutilização dos OAs.
Os objetos de aprendizagem são recursos excelentes para se trabalhar com todas as crianças, favorecem o desenvolvimento de habilidades, melhoram a concentração e contribuem para a aquisição de conteúdos, entre outros.
Endereços de repositórios de objetos de aprendizagem:
http://www.tuxpaint.org/
http://www.nied.unicamp.unicamp.br/pt-hagaque/
http://gcompris.net/
Referências:
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/objeto_texto.mspx#EVB
http://pt.wikipedia.org/wiki/Objeto_de_aprendizagem
http://informaticaeeducacaoblog.blogspot.com.br/2008/05/objetos-de-aprendizagem.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário