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sexta-feira, 6 de junho de 2014

EXEMPLO DE PLANO ANUAL DO AEE PARA CRIANÇA COM TGD

ESCOLA ................................................................... ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PROFESSORA: ANO: A. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome da aluno: Idade: ............. Série: .............. Turma: ...........Turno: .............. Escola: Professor do ensino regular: Professor do AEE: B. PLANO DE AEE De acordo com o fascículo TGD página 38, lê-se: “
As necessidades decorrentes do TGD no cotidiano escolar demandam estratégias absolutamente articuladas com a experiência diária para que promovam aprendizado e possam ser generalizadas pelo aluno para outros ambientes sociais e de intervenção”. Desta forma, compreendemos que o atendimento educacional especializado aos alunos com TGD se fará mais eficaz, se for articulado juntamente com as professoras da sala regular e dentro da sala de aula comum. Lugar onde o aluno terá possibilidades de interagir com os colegas; desenvolver a comunicação oral de forma mais ampla e direta; tornar o aluno menos inflexível quanto à interação nas atividades apresentadas na rotina, pois estará o tempo todo com seus pares e aprendendo com eles. Enfatizamos também a grande importância de momentos individualizados ou em pequenos grupos para uso de softwares que apresentam conteúdos pertinentes as suas dificuldades e trarão grandes contribuições para sua vida cotidiana. Quando se fizer necessário terão atendimentos individualizados na SRM para observações e outros atendimentos mais específicos. 1 - OBJETIVOS DO PLANO: 1.1 Geral: Proporcionar uma reflexão e organização de atividades e estratégias para o acolhimento e desenvolvimento social, cognitivo e emocional dos alunos com TGD na sala de aula regular e SRM. 1.2 Específicos: • Adequar a sala de aula regular para trabalhar as especificidades do aluno com TGD dentro da dinâmica cotidiana, se a professora regular permitir • Instigar a convivência grupal e sociabilidade do aluno TGD dentro da sala de aula regular e AEE, dependendo das especificidades da intervenção. • Proporcionar atividades que estimulam a leitura e compreensão do mundo a partir de vivências do cotidiano. • Incentivar atividades grupais com a utilização de recursos concretos presentes no dia a dia escolar e familiar de todos os alunos da turma. • Possibilitar o uso de recursos virtuais que aproximem ao máximo, experiências educacionais a realidade. • Inserir o aluno em aulas passeio junto com sua turma. • Manter uma relação dialógica constante entre escola e família para socialização dos avanços obtidos pela aluna. 2. ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO: • Período de atendimento: Durante todo o ano letivo • Freqüência aluno: o ideal seria quatro vezes por semana, sendo três vezes na sala de aula e uma vez por semana na sala de recursos ou laboratório de informática, contudo devido a grande demanda da escola este ano excepcionalmente, estes alunos como os demais só terão um atendimento semanal. • Tempo de atendimento: 50 minutos de atendimento e 10m para registro. • Composição do atendimento: (x) coletivo (x ) individual Quando houver necessidade, na Sala de Recursos Multifuncionais. 3. ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS NO ATENDIMENTO AO ALUNO: Tendo em vista que o atendimento dar-se-á predominantemente dentro da própria sala de aula regular é necessário que todos os passos sejam planejados previamente com a participação das professoras do AEE, da sala regular, auxiliar e outros se levando em consideração uma rotina diária para todos os alunos da turma, conteúdos que favoreçam a compreensão da organização do entorno dessas crianças e facilitem a leitura do mundo a partir de situações concretas, levando-se em consideração: 3.1 Organizações do espaço físico – Evitar grande quantidade de estímulos sonoros e visuais expostos em longo prazo na sala de aula. Se for necessário colocá-los para o uso em momentos determinados. Mesmo compreendendo que a memória visual do TGD é predominante, é necessário uma organização e uso gradual dos recursos destinados a este fim. 3.2 Rotinas – Construir coletivamente com a turma uma rotina levando-se em consideração todo espaço de tempo de permanência na escola. Entrada, atividades, lanche, relaxamento, recreação. Reforçar essa rotina diariamente de forma clara, explorando o dia da semana e a data através de calendário móvel, estimulando a participação de todos os alunos, inclusive de ....... 3.3 Usos do crachá – Confeccionar crachás e dispor em um lugar estratégico. Incentivar que cada criança pegue o seu, mesmo aquelas que já sabem ler, incentivando ............. a percepção do seu nome. 3.4 Organizações grupais – Incentivar as atividades em grupos, no caso as mesas usadas pelas séries iniciais já determinam seis crianças em cada grupo, identificar cada grupo com um símbolo (brinquedo, animal, fruta, cor...) para facilitar a identificação dos materiais pertencentes a cada grupo identificá-los com o mesmo símbolo. Ficarão em um grupo, ............ mais quatro crianças. Um dos espaços deve ser ocupado pela professora do AEE quando estiver em atendimento, para mediação direta no desempenho das atividades coordenadas pela professora titular. Na ausência da professora do AEE, o espaço será ocupado pela professora auxiliar. É importante que todos os comandos das atividades sejam dados pela professora titular da sala de aula para todos os alunos. É importante que no momento do AEE em sala a professora auxiliar fique presente na sala, mesmo dando assistência a outros grupos de crianças, mas com atenção também direcionada, mesmo que indiretamente ao grupo de Matheus, assim compreenderá a dinâmica do atendimento. Mesmo que todas as atividades tenham sido organizadas pelo grupo de professoras, a professora titular deverá comandar o processo em sala de aula. Isso será uma referência na organização das atividades de sua sala. 3.5 Materiais necessários para o uso diário: Organizar pequenas bancadas ou armários com materiais (cola, tesouras, réguas, pincéis, tinta, cordão, letras, jogos, revistinhas, fotografias) em potes ou caixas com a identificação do grupo. Organizar cartões com as mesmas identificações dos grupos para facilitar Matheus pegar a caixa do seu grupo. 3.5 Trabalhando conteúdos: Priorizar conteúdos que tenham forte relação com o dia a dia das crianças como a própria criança, a família, a casa e a escola, fortalecendo as especificidades da rotina familiar e da rotina escolar. Incentivar a produção textual a partir do uso de materiais concretos: Miniaturas na caixa de areia, fotografias, figuras... Proporcionando a organização do pensamento lógico e estimulando a linguagem. Quando o trabalho for feito com miniaturas a vigilância deverá ser dobrada para que seja evitado algum acidente com os pequenos. 4. SELEÇÃO DE MATERIAIS A SEREM PRODUZIDOS PARA O ALUNO. • Pranchas de comunicação alternativa: (Existem modelos sofisticados com sonorizadores de voz, mas podemos construí-las de forma artesanal com figuras, papelão, cola, letras, fichas, massa de modelar, argila, papel machê...) explorando a temática em evidência: alimentos, material de higiene, animais, material escolar, brinquedos. • Quebra cabeça com figuras: Também se levando em consideração a temática em evidência, intensificando gradativamente o grau de dificuldade, ou seja, a quantidade de partes que a figura é dividida. • Dominós com figuras e letras, figuras e palavras ou figuras e números. • Caixa de areia com miniaturas diversificadas para possíveis construções de histórias. 5. ADEQUAÇÕES DE MATERIAIS: Intensificar as cores dos materiais, os tipos e tamanhos de letras e números, caderno com pautas espaçadas e lápis da ponta grossa. 6. SELEÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS QUE NECESSITAM SER ADQUIRIDOS: Livros infantis que estimulem a atenção, potes diversos para acomodar objetos do uso cotidiano, tesouras, lápis coloridos, massa de modelar, cola, tinta de várias cores, pincéis de vários tamanhos – para uso coletivo nas atividades diárias em sala de aula. Computadores, softwares (Objetos de Aprendizagem – OA): ALFABETIZAÇÃO - Esse OA apresenta vários desafios, convida as crianças para uma viagem, mas só vai para todos os lugares quem for cumprindo as etapas 1ª etapa: arrumar a mala a partir de uma lista de objetos, quem conseguir viaja. Na chegada em outros mundos continuam os desafios como ajudar a organizar cardápios, completar placas na estrada com letras que caíram e etc. APRENDENDO COM A ROTINA Série: Educação Infantil/Educação Especial. Categoria: Alfabetização. FAZENDA RIVED – Esse OA é a replica de uma fazenda com curral, celeiro, galinheiro, pomar... as crianças são convidadas a ajudar organizando os animais nos currais, colocando os pintinhos que acabaram de nascer em um ninho, contando animais que fogem, colocando escadas para colher frutas. É uma atividade muito agradável e envolvente. SCRAPBOOK- Esse OA pode ser usado com ou sem internet possibilita uma infinidade de atividades usando fotografias ou figuras dependendo da temática em estudo as ferramentas do OA oportuniza trabalho os recursos do programa ou inserir outros recursos. TANGRAN – É um programa que possibilita a colagem de figuras geométricas e formação de figuras diversif. JOGOS DO SEBRAN - É um kit de jogos e atividades diversificadas incluindo: jogo da memória quebra cabeça, forca e muitos outros. TUX MATCH - Este programa é exclusivo para o trabalho com Matemática incluindo atividade para alunos da Educação infantil as series finais do ensino fundamental. É muito estimulante. Estes são apenas alguns recursos que poderão ser utilizados, embora à escola ainda não possua a maioria desses software, mas temos outros muito bons como O Menino Curioso (Alfabetização), ALFA ANE, A fazenda do Chico. 7. TIPOS DE PARCERIAS NECESSÁRIAS PARA APRIMORAMENTO DO ATENDIMENTO E DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS: A escola necessitará fazer parcerias com todos os profissionais da área de saúde que atendem................, para troca de informações a respeito seus atendimentos. 8. PROFISSIONAIS DA ESCOLA QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DE AEE SOBRE SERVIÇOS E RECURSOS OFERECIDOS AO ALUNO: • Professor de sala de aula • Professor da Educação Física • Colegas de turma • Gestão Escolar • Equipe pedagógica • Monitores do Laboratório de informática • Pessoal da biblioteca • Merendeiras • Porteiros • Toda a comunidade escolar 9. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS: Compreendemos que após a aplicação do plano proposto contemplamos as necessidades de investimentos nas áreas deficitárias do TGD: A Função Executiva, a Falta de Interação Social, Comprometimento da Linguagem. Será realizada uma avaliação permanente dos avanços, os pontos fortes serão reforçados e os fracos serão replanejados no decorrer do processo. 10. INDICAÇÃO DE FORMAS DE REGISTRO Serão efetuadas através de registros escritos, fotografias e filmagens durante e após cada atendimento onde será especificado os avanços, dificuldades, mudanças ou permanência de comportamento do aluno. Os registros servirão como subsídios para a reformulação do acompanhamento ao aluno e a ampliação e mudança de estratégias quando se fizer necessário. 11. RESULTADOS OBTIDOS DIANTE DOS OBJETIVOS DO PLANO DE AEE. O desempenho do aluno (nome do aluno) será observado desde o seu ingresso na escola. Os resultados obtidos serão avaliados de acordo com desenvolvimento dele em relação a ele mesmo, isto servirá de parâmetro entre o que fazia antes e o que faz agora, por exemplo. Onde avançou e por que não conseguiu avanços em determinados aspectos. Esses dados servirão para reformulação de novas estratégias e subsidiarão novas ações e objetivos mais específicos. 12. REESTRUTURAÇÃO DO PLANO. O Plano deverá ser reestruturado se: • Os objetivos não forem atingidos; • Houver impossibilidade de alguma ação ser efetuada; • Acontecer algum fato novo, que necessite do acréscimo de novas ações e estratégias; • Se houver necessidade de outras parcerias; • Se necessitar de ampliação devido aos avanços do aluno e outros. 13 – REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO: ALMEIDA, F. J. FONSECA JÚNIOR, F. M. Projetos e ambientes inovadores. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – Seed/ Proinfo – Ministério da Educação, 2000. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação a Distancia. Universidade Federal do Ceará. Fascículo: Transtorno Global do Desenvolvimento. Coleção: A Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar. Ano 2010. Primeira Edição. HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Art Med, 1998. OBJETOS DE APRENDIZAGENS: Aprendendo com a rotina, Scrapbook, Fazenda Rived, Alfabetização disponível em: http://www.nec.fct.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php Pesquisa realizada em 26/11/2010. Obs: Prezados colegas este é apenas um exemplo para ajudar àqueles que estão começando agora, mas vocês deverão fazer o seu plano de acordo com as necessidades e possibilidades do seu aluno e do meu em que vive.

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