SEJA BEM VINDO(A)!

Espero que este blog possa abençoar a sua vida! Um grande abraço.

sábado, 31 de março de 2012

CAA e Símbolo PECS


COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA AUMENTATIVA ou AMPLIADA


O termo Comunicação Alternativa e Ampliada é utilizado para definir outras formas de comunicação como o uso de gestos, língua de sinais, expressões faciais, o uso de pranchas de alfabeto ou símbolos pictográficos, até o uso de sistemas sofisticados como o computador com voz sintetizada, Dosvox, Jaws, Teclado virtual e outros.
A comunicação é considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação, e considerada ampliada quando o indivíduo possui alguma comunicação, mas essa não é suficiente para suas trocas sociais. Além dos recursos tecnológicos como software e hardware específico para se trabalhar com pessoas que apresentam dificuldades na fala, ou outro tipo de dificuldade que não permitam sua comunicação normal, há também símbolos que facilitam essa comunicação, chamados símbolos PECS.
O que é Símbolos PECS? Os símbolos PECS são também conhecidos por Sistema de Comunicação por Troca de Imagens, é um sistema que permite desenvolver a comunicação das pessoas com severas dificuldades de comunicação. Esse sistema permite desenvolver a compreensão, associando o som a imagem. O sistema PECS, foi criado no início dos anos 80 pela fonoaudióloga americana Roxanna Mayer Johnson e compõe atualmente o conjunto de símbolos mais difundido no mundo inteiro. As pessoas com autismo, paralisados cerebrais, ou outra deficiência que as impeçam de falar, devem usar esse sistema para sua comunicação, interação e autonomia.


Referências: Acesso em 30/03/2012, Google:
http://comunicacaoaa.wordpress.com/pecs-sistema-de-comunicacao-por-troca-de-imagens/
http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/works/item.php?id=14
traduhttp://www.comunicacaoalternativa.com.br/comunicacao-alternativação utilizada pelos grupos de pesquisa da UERJ e UFRJ.

Um comentário:

  1. Geysa,

    parabéns pelo seu Blog. Continue divulgando a causa da inclusão.
    Abr@ços
    Lisete

    ResponderExcluir