SEJA BEM VINDO(A)!

Espero que este blog possa abençoar a sua vida! Um grande abraço.

terça-feira, 18 de junho de 2013

RESPOSTA PARA CLEONICE


Olá Cleonice,
                        fiquei muito feliz com sua visita, obrigada. Você me pediu atividades para trabalhar com pessoas com múltipla deficiência. Na verdade nunca trabalhei com casos desse tipo, contudo, pelo que já estudei e li posso lhe dar algumas dicas. Antes quero lhe pedir desculpas por não ter lhe respondido antes é  que tenho passado por problemas de saúde e precisei fazer uma cirurgia da qual anida estou me recuperando.
                       Bem, o que posso lhe dizer é que para ninguém é fácil trabalhar com pessoas com múltiplas deficiências. Então, o primeiro passo é descobrir as possibilidades que esse aluno(a) tem e de acordo com isso aproveitar o máximo dos sentidos restantes, ou seja, se  a pessoa tiver deficiência visual e auditiva, você terá três sentidos restantes para trabalhar o desenvolvimento e aprendizagem dela; que seriam o tato, o paladar e o olfato. Desta forma, você terá que elaborar atividades que trabalhem esses sentidos de forma lúdica, que tenham significado na vida desse aluno, por exemplo: Como trabalhar cores? Eu faria com que através  do tato ele as percebesse. O vermelho, colocaria algo quente para manusear (com cuidado para não ser muito quente para não feri-lo(a) e depois faria figuras em alto relevo  que representasse a cor vermelha, traria frutas de cor vermelha para que sentisse o sabor. Você tem que aproveitar todos os sentidos restantes e se houver algum resíduo visual ou auditivo também precisa estimular. 
                    Na verdade Cleonice, não sei exatamente quais são as deficiências que seu aluno(a) tem, lhe dei  uma leve dica de um aluno surdo-cego. Mas gostaria que procurasse a coleção do AEE/MEC, que com certeza tem na Secretaria de Educação de sua cidade, nela você encontrará um módulo sobre múltipla deficiência e também algumas dicas e sugestões de atividades. 
Não fique aflita você aprenderá muito com a prática, seu aluno(a) lhe ensinará caminho e juntos vocês descobrirão muitas maneiras de ensino/aprendizagem. Não desanime, quando não der certo tente novamente de forma diferente.
Um grande beijo, boa sorte no seu novo trabalho!
Há! gostaria de informar-lhe que surdo-cegueira não é múltipla deficiência, mas podemos adaptar atividades para ambos. Não deixe de ler o fascículo do MEC/AEE.

Um comentário: