SEJA BEM VINDO(A)!

Espero que este blog possa abençoar a sua vida! Um grande abraço.

domingo, 14 de julho de 2013

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O AEE.

   O AEE - Atendimento Educacional Especializado, como o próprio nome sugere, é um trabalho pensado para cada sujeito, observando as suas peculiaridades, suas possibilidades, suas necessidades. Desta forma o que dá certo para um aluno, necessariamente não dará certo para outro com a mesma deficiência, pois cada indivíduo é único, como qualquer pessoa. Por isso o AEE deve ser planejado olhando O INDIVÍDUO não a deficiência. 
                 Alguns colegas tem me pedido para postar atividades sobre determinada deficiência e eu não tenho atendido essas solicitações, pois considero o AEE para cada aluno muito individual, pessoal. Mas posso fazer algumas observações a respeito:
- descubra as possibilidades de aprendizagem do seu aluno,
- observe quais são seus interesses pessoais, o que gosta, o que lhe chama a atenção,
- faça entrevistas com seus familiares e professores para auxiliá-lo nesta tarefa.
- elabore atividades lúdicas, diferentes das que são usadas na sala de aula comum
- use o máximo de jogos e brincadeiras educativas que puder
- utilize o maior número de equipamentos e materiais didáticos que puder como , computador, softwares, e outros.
- Adapte as atividades de acordo com o ritmo do aluno
- procure variar as atividades durante os atendimentos, para que o aluno não se desinteresse delas
- mantenha-o sempre interessado, tornando a SRM, num espaço lúdico e prazeroso, para que seu aluno tenha prazer de estar nela.

           OBS: As vezes uma atividade comum, usada nos níveis normais de escolaridade, se adaptada corretamente, pode muito bem servir para ser aplicada no AEE, só depende do bom senso do professor. 

            Bem, Cleonice e demais colegas penso que respondi as suas indagações. Na Educação em geral não existe modelos prontos, por que trabalhamos com pessoas e elas são diferentes, assim como nós. Tenho certeza que descobrirão junto com seus alunos atividades bem interessantes. 
                            Vou deixar aqui um breve exemplo:
       Tenho um aluno autista grave, que era difícil o trabalho com ele, pois não se interessava por nada que lhe oferecia, descobri em entrevista com sua mãe que era fascinado por dinossauros (este aluno não parava um só minuto, andava o tempo todo na sala, ele tem 6 anos), então, procurei figuras de dinossauros, uma colega tinha em sua sala uma revista sobre o assunto e me auxiliou, elaborei atividades de pintura, colagem, com o tema, e pesquisei na internet, atividades com dinossauros. Caros(as) colegas, foi riquíssima essa descoberta, a partir de então, estou conseguindo prender a atenção do meu aluno, embora  as vezes por um curto período de tempo, mas tenho conseguido trabalhar com esse menino e a partir do nome dinossauro, vamos entrando no mundo das letras. Há! também comprei várias miniaturas de dinossauros para serem trabalhadas na caixa de areia, ali inventamos histórias, nos divertimos com elas. O meu aluno ama essas miniaturas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário