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terça-feira, 16 de setembro de 2014
Resposta para Leida
Prezada colega, fico muito feliz que tenha acessado o nosso espaço e de ter contribuído de alguma maneira com a sua prática pedagógica.
Você me pediu que lhe desse sugestões de atividades para trabalhar a oralidade com o seu aluno autista.
Leida, antes de tudo você deve estar consciente de que é uma pedagoga, não uma fonoaudióloga, o trabalho da SRM é fundamentalmente pedagógico. Partindo desse princípio, sugiro que trabalhe com software sonoros, DVDs, CDs de histórias e músicas, e estimule o máximo a fala, conversando com o aluno (a), lhe informe tudo que estiver fazendo e irá fazer no atendimento, faça as antecipações, ou seja, diga-lhe o que irão realizar naquele dia e o porque. Quando ele (a) apontar ou pegar em sua mão para lhe pedir alguma coisa, fale o que você acha que ele iria falar, por exemplo: Você quer abrir o armário? Você quer ligar o computador? Deixe-o tentar responder do seu modo, então você o ajuda depois e pede que tente repetir o que você disse. Tente não lhe dar algo imediatamente quando apontar, faça-o usar a fala o máximo que puder. Considero que você deveria conversar com sua fonoaudióloga, para saber as possibilidades fonoaudiológica do aluno (a). Tenho 5 autistas, 4 falam razoavelmente, e um está começando a balbuciar algumas sílabas agora, ele tem fono há algum tempo, este aluno está com 11 anos e tem autismo grave. O segredo está em procurar meios de induzi-lo a usar a oralidade. Conte-lhes histórias, faça-lhes perguntas, mesmo que saiba que não lhe dará as respostas, mas tente. As vezes, de repente temos surpresas, mas saiba que nada acontece de um dia para o outro, é preciso persistência e dedicação.
Espero ter lhe ajudado um pouquinho. Um grande abraço!
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