SEJA BEM VINDO(A)!

Espero que este blog possa abençoar a sua vida! Um grande abraço.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

CAIXA DE AREIA - DESENVOLVIMENTO ORAL E PRODUÇÃO ESCRITA



CAIXA DE AREIA





Este é um instrumento que utilizo em meus atendimentos com meus alunos. É muito simples de fazer: é necessário uma caixa de papelão média, areia, miniaturas, cola e papel para cobrir a caixa. Depois de pronta é só começar a trabalhar.




Como a utilizo: peço ao aluno que retire da caixa as miniaturas e coloque algumas de sua preferência de maneira que forme uma história. Em seguida peço-lhe que me conte oralmente sua história destacando os personagens que colocou na caixa. Se não conseguir peço-lhe que descreva os personagens, algumas crianças ainda não conseguem então tenho que ajudá-las fazendo-lhes perguntas bem específicas a respeito dos objetos que colocou na caixa. Com isso vou ajudando-a a organizar suas idéias oralmente para que no futuro possa colocá-las no papel. Pensei nessa maneira de utilizar a caixa de areia devido a grande dificuldade que os alunos têm para organizar seus pensamentos e produzir textos. Depois que o aluno relata oralmente sua história peço-lhe que a escreva. O próximo passo é fazer com ele faça a reescrita do seu texto organizando-o com início, meio e fim. As palavras que não foram escritas corretamente, são trabalhadas em caça-palavras cruzadinhas, ditados. A repetição de atividades que possibilitem a visualização e leituras de palavras que os alunos têm dificuldades de escrever é fundamental para que avancem.




Quando o aluno não lê convencionalmente, peço que dite a sua história e sirvo-lhe como escriba, em seguida fazemos a leitura juntos, então peço-lhe que copie, aproveito para trabalhar a leitura e escrita de palavras que estão no texto ditado por ele. É um trabalho lento, mas valioso, contudo não se deve exagerar no uso da caixa de areia para que o aluno não se canse dela. Com crianças com deficiência é necessário estar sempre criando formas diferentes de atividades lúdicas.



A caixa de areia pode ser utilizada com todos os alunos da educação infantil ao segundo grau. Tenho alunos de quatro a vinte três anos e a uso com todos. A forma com que trabalhamos é que é diferente. Com as crianças muito pequenas trabalho apenas com descrição de cores, sons dos animais, aspecto do corpo e outros. As miniaturas podem variar de acordo com as possibilidades e objetivos que se propõe. Os resultados são lentos, mas significativos se perseverarmos nos nossos objetivos que é o de posibilitar as crianças com deficiência o acesso a compreensão, organização de suas idéias e acesso a escrita e leitura. Espero que aproveitem a caixa de areia e criem novas maneiras de a utilizarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário