SEJA BEM VINDO(A)!

Espero que este blog possa abençoar a sua vida! Um grande abraço.

sábado, 18 de junho de 2011

Os primeiros passos para organizar a SRM e o AEE

Foto: alfabeto manual e código Braille





Respondendo a pedidos de colegas que estão entrando agora na SRM sobre como organizar este espaço, relatarei aqui em poucas palavras como fiz para organizar minha sala e os atendimentos.



O espaço da SRM precisa ser bem diferente de uma sala de aula comum, geralmente o MEC manda o mobiliário, que são um armário, uma mesa redonda com quatro cadeiras alcochoadas e duas giratórias, duas mesas retangulares para os computadores, escaner, impressora. Bem, mas isso não depende do professor, o que compete a nós é organizar este espaço de maneira que fique alegre, aconchegante e que o aluno sinta prazer de estar nele. Se puder coloque tapete, almofadas para que o aluno possa ler à vontade da maneira que puder. Coloque cortinas. Se tiver alunos surdos faça o alfabeto manual bem ilustrado com figuras e letras também em português. Se tiver alunos cegos ou com baixa visão escreva, construa o código Braille e exponha nas paredes como murais. Deixe sua sala decorada com classe, mas sem muito exagero para que não cause uma poluição visual. Para organizar os atendimentos em primeiro lugar faça uma reunião com os pais dos alunos que serão atendidos no AEE para explicar-lhes sobre a função do AEE, quem são as pessoas atendidas no AEE, qual o seu objetivo em seus atendimentos, qual o papel dos pais em relação ao atendimento e outros. Faça uma ficha para que os pais preencham, contendo informações sobre o aluno, sobre sua escolaridade, familiares, deficiências e outros que achar necessária. Em breve colocarei um modelo de fichas que uso em meu atendimento. Depois faça uma reunião com os professores da sala regular de seus alunos e exponha o que é o AEE, seu objetivo e outros. Faça-os perceber a impotância deste atendimento para a inclusão do aluno. Faça uma ficha para os professores responderem a respeito do desenvolvimento educacional, intelectual do aluno.O terceirto passo é fazer o diagnóstico inicial dos alunos que serão atendidos no AEE, para se observar não o que não podem fazer mas sim suas possibilidades de aprendizagem e como você pode ajudá-los. Junto com o aluno elebore um plano individual de atendimento para cada um. Brevemente colocarei modelos de fichas neste espaço para que tenham uma idéia, mas é necessário que adaptemos as fichas e planos à nossa realidade, e aos nossos objetivos. Em seguida elabore um calendário de atendimento, contendo: horário, dia, nome do aluno, série. Entregue uma cópia para o professor e outra para os pais. Esses são apenas alguns passos iniciais para se iniciar o trabalho na SRM. Todos os anos os refaço e aprimoro-os de acordo com os meus objetivos.

2 comentários:

  1. Esses mobiliários que o Mec envia é através de um projeto feito pelos professores da sala de recursos?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir