SEJA BEM VINDO(A)!

Espero que este blog possa abençoar a sua vida! Um grande abraço.

terça-feira, 5 de julho de 2011

O QUE PRIORIZAR NO AEE


O AEE tem como objetivo principal orientar, compartilhar informações, realizar a avaliação conjunta das necessidades das adequações específicas do aluno com deficiência.

Diante disto a prioridade máxima é o aluno, suas necessidades e principalmente suas possibilidades de aprendizagem. As estratégias de ensino e material utilizado deverão ser cuidadosamente escolhido juntamente com o aluno, família e professores observando essas individualidades, visando primordialmente sua comunicação e sua interação com o mundo.

Desta forma fazer o aluno se comunicar, expressar seus desejos, opiniões, interagir com o meio em que vive é a principal função do AEE. E para que isso aconteça é necessário escolher adequadamente de acordo com suas necessidades específicas: O meio de comunicação, as estratégias de ensino, adequação do espaço, utilização de material apropriado.

Estar em permanente contato com a sala regular, com a família com outros profissionais que atendem o aluno, também deve ser priorizado neste Atendimento. É o AEE que fará a “ponte” entre essas pessoas a respeito da aprendizagem desse aluno, levando e colhendo informaçõespara que o aluno seja atendido em sua individualidade

O AEE deve fazer o planejamento individual do aluno. Nesse planejamento deve conter as estratégias, materiais à serem utilizados, tempo, adequações, espaço, meio de comunicação apropriado e todos os recursos que serão utilizados no atendimento. Os registros após o aluno ser atendido, deve ser uma prática permanente para se refazer o que não estar dando certo e se observar os avanços obtidos pelo aluno e as dificuldades que ainda apresenta. De acordo com as observações feitas, o professor juntamente com a criança e com as informações obtidas com a família e com a professora da sala regular deverá desenvolver novas estratégias, novos caminhos para se alcançar os objetivos esperados que deverá ser primordialmente a sua interação e comunicação com o meio em que vive.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo belissimo trabalho!
    Continue fazendo parte dessa conquista que é de todos A Inclusao.
    meu blog ainda em construçao: http://aprendizagememudancas.blogspot.com/2011/04/memorial.html#comments

    ResponderExcluir
  2. Teu blog é tudooooooooo... obrigada por dividir tuas vivências Geysa... um abraço Fabiola - RS

    ResponderExcluir