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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CALENDÁRIOS


CALENDÁRIOS

Os calendários são instrumentos de aprendizagem para as pessoas surdocegas, pessoas com deficiência visual e múltipla deficiência, pessoas com autismo, pessoas com outras deficiências que os colocam em uma situação de não entender, participar e/ou interagir em eventos que os rodeiam e qualquer pessoa que necessite de ajuda estruturada para organizar seu tempo e atividades. De acordo com o fascículo AEE/DMU,eles favorecem o desenvolvimento da noção de tempo, estabelecem a compreensão de rotinas, são úteis na comunicação, no ensino de conceitos temporais e abstratos e na ampliação do vocabulário.
A professora Robbie Blaha afirma que o sistema de calendários pode ser usado não só na escola, mas em casa pela família, no trabalho, nos lugares por onde a pessoa com deficiência precisar ir. Por este motivo ela considera o sistema de calendários um sistema aberto, sendo essa a sua maior” fortaleza, ”podendo se adaptar as necessidades da pessoa.
Os calendários são usados para que o indivíduo: se comunique, converse, interaja com as pessoas e com o meio em que vive; faça antecipações, descubra o que irá acontecer antes; ler, perguntar, confirmar o que foi perguntado, falar de fatos que viveu; contar novidades; favorecem o uso de diferentes sistemas de comunicação e conversação; memorização; aprendizagem, formar conceitos, sobre pessoas, lugares, objetos, possibilita a organização do tempo, espaço, ambientes, pessoa e pensamento.
O calendário pode ser organizado através de: discurso, cartões, palavras escritas, gestos, sinais. As formas de comunicação ou símbolos podem ir desde concretas ou muito abstratas. É recomendável não se deixar de usar uma forma já conhecida, quando se aprende uma nova. Podem-se usar ambas ao longo do dia.
Cada pessoa é única apresentando diferentes características e formas de aprender, é preciso considerar esse fator na elaboração do calendário. Os alunos com Surdocegueira, apresentam poucas formas de comunicação do que outros alunos de sua idade, necessitam que lhes ensinem os conceitos representados pelas formas de comunicação, requerem modificações educacionais únicas e técnicas para aprender com êxito ou utilizar diferentes formas de comunicação, necessitam de um apoio sistemático para sair de um objeto concreto a uma forma mais abstrata, podem usar mais os símbolos concretos para as novas informações e os símbolos mais abstratos com as informações familiares; podem usar uma mistura de símbolos dinâmicos e estáticos ao longo do dia.
O uso de calendário possibilita ao indivíduo, se comunicar socialmente, também introduzem os aspectos primários a respeito do tempo como, passado, presente e futuro. Cada conceito deve ser trabalhado passo a passo, seguindo uma ordem e sequência, que deverá ser mantida.
O calendário também ajuda no apoio emocional, no desenvolvimento na relação de confiança do aluno com as pessoas que estão trabalhando com ele. Proporciona segurança, quando antecipa o que vai acontecer, permite abordar diretamente situações que geralmente faz um aluno ser ansioso e distante. Permite ao aluno dentre outros, antecipar sobre as coisas que virá mais adiante o que o tornará mais satisfeito e integrado.
Para se começar um calendário deve-se seguir estas orientações: determinar as modificações que necessita o aluno para acessar apropriadamente a educação; desenvolver um programa de comunicação individual para o aluno; elaborar um programa de atividades organizadas e variadas que possam ser representadas pelo calendário; selecionar o período de tempo correto.
O professor necessita ter conhecimento e objetivos claros quando utilizar essa técnica para que tenha sucesso.

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