SEJA BEM VINDO(A)!

Espero que este blog possa abençoar a sua vida! Um grande abraço.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PLANO ANUAL DE AEE


ESTE PLANO FOI ELABORADO PARA UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE, foi colocado em prática no ano passado e se obteve grandes resultados na aprendizagem da aluna, com sua aplicação e alguns ajustes na elaboração dos planos semanais. O plano anual serve como fundamentação para os planos de aula ou de atendimentos, nele está contido todas as metas e recursos que se pretende utilizar para o atendimento individual do aluno durante todo o ano. Deverá ser flexível de acordo com as necessidades que forem surgindo.


PLANO DE AEE

1. Objetivos do plano
1.1. Objetivo geral
Possibilitar recursos pedagógicos necessários para que a aluna seja incentivada a se expressar, pesquisar, inventar hipóteses e reinventar o conhecimento partindo de suas próprias experiências, como também se torne independente, autônoma nas atividades escolares e da vida diária e aprenda a conviver e interagir com seus pares.

2. Objetivos específicos de aprendizagem:

1-Perceber-se como ser capaz de aprender acreditando em si mesmo e em suas possibilidades;
2- Melhorar a socialização com os colegas em sala de aula e na escola;
3-Expressar-se oralmente relatando com sequência lógica fatos, acontecimentos vivenciados.
4- Dinamizar a leitura para compreender melhor o mundo em que vive;
5- Produzir texto com coerência, e sequência lógica;
6- Utilizar a escrita de forma funcional (para escrever, bilhetes, recados, expressar seus desejos e opiniões e outros).
7- Utilizar jogos de raciocínio lógico para melhor compreender os conteúdos matemáticos em sala de aula e melhorar sua compreensão de mundo
8 - Se socializar com os colegas na sala de aula participando de atividades e jogos para toda a turma.

3. Organização do atendimento:
• Período de atendimento: março a dezembro de dois mil e onze
• Freqüência: dois atendimentos semanais, oito mensal.
• Tempo de atendimento: uma hora para cada atendimento.
• Composição do atendimento: (x) individual (x) coletivo
• Quando se fizer necessário serão feitas observações na sala de aula regular e em algumas outras atividades em que a aluna esteja participando.

4. Atividades a serrem desenvolvidas no atendimento a aluna:
• Para alcançar o objetivo nº 1, incentivar-se-á Hellen através da valorização de suas ações nos atendimentos, partindo de suas experiências, utilizando jogos, DVDs, filmes, conversas e acima de tudo nunca criticá-la por não ter conseguido alcançar o objetivo proposto, ajudando-a a superar suas dificuldades permitindo-lhe com naturalidade perceber que o insucesso de hoje é a certeza para o sucesso de amanhã e que o importante é não desistir, e sim continuar tentando.

• Para alcançar o objetivo número 2, se possibilitarão a aluna diálogos enfocando a importância de se ter amigos, assim como a leitura de textos variados sobre o assunto, sessão de filmes e outras atividades que lhe permitam convidar algumas colegas para compartilhar com ela esse momento. Elaborar atendimentos em grupo para estimular a socialização.

• Para alcançar o objetivo nº 3, serão elaboradas com a aluna estratégias de leituras variadas, de acordo com o gosto e interesse de Hellen. Os recursos utilizados para este objetivo específico serão: a caixa de areia (a aluna construirá sua história com as miniaturas que escolherá, em seguida contará a história oralmente); após a sessão de filme aluna expressará seu entendimento do mesmo; será incentivada a contar sua compreensão das histórias lidas e histórias do seu cotidiano. Através de figuras, imagens, sequências lógicas relatará oralmente sua percepção e compreensão.

• Para dinamizar a leitura, objetivo nº 4 se fará uso de jogos no computador como (AlFA- ANNI; Dally DOO, sudokids, Menino Curioso, Alfabeto móvel), Textos diversos (quadrinhas, poemas, livro on line, história construída pela própria aluna na caixa de areia, figuras e sequências lógicas vivenciadas.

• Para alcançar o objetivo nº 5, Hellen, após o relato verbal das atividades orais como na caixa de areia, um passeio realizado, uma atividade vivenciada, será incentivada a expressar suas experiências por escrito, como também, fará convites, escreverá cartas, bilhetes para as pessoas que desejar.

• Para alcançar o objetivo nº 6, Hellen utilizará diversos jogos on line e no computador como: Os jogos do Pense Brincando (variedades de jogos matemáticos e de raciocínio onde a criança brinca e exercita sua compreensão matemática; Casa da Matemática da Milli, quebra cabeças variados, sequência lógicas, jogo da velha, Alquerque, Halma, estes últimos são jogos milenares que trabalham o raciocínio lógico, a tomada de decisão, jogo da memória.

• Para alcançar o objetivo número 7, se fará uso de jogos de raciocínio, tomada de decisão, percepção, como: Alquerque, Pentaminó (jogos milenares que trabalham o raciocínio e a concentração), Estratégia (jogo que trabalha a tomada de decisão e conteúdos matemáticos), Tangram, dominó, dama, jogo da velha, Menino Curioso (Jogo no computador que trabalha vários aspectos do raciocínio lógico matemático), também utilizar-se-á atividades xerografadas e em livros como Sudokos. Realizar-se-á várias atividades em grupo, especialmente os jogos. Bem como, atividades que exigirão a escrita e o desenvolvimento do raciocínio lógico, atenção, concentração e tomada de decisão.

• Para se alcançar o objetivo número 8, se fará jogos que envolvam toda a turma como bingo, cruzadinhas, caça palavras, se fará sessão de cinema e depois cada grupo que será formado através de fichas com características semelhantes, expressará sua compreensão como desejarem através de figuras, textos, poesias, mímicas e outros.

5. Seleção de materiais a serem produzidos para a aluna.
• Quebra cabeças com assunto do interesse da aluna
• Sudokos, cruzadinha, material xerografado com textos diversos sobre o assunto que estivermos trabalhando e outros.
• Confecção de fichas de leitura que serão construída com Hellen com assuntos que preferir.
• Aquisição de jogos matemáticos que trabalhem o raciocínio lógico como: dominós, dama, Tangram, Pentaminó (jogo milenar com oito peças em madeira que trabalha a reposição e encaixe das peças, estratégia (jogo que trabalha o raciocínio lógico de forma muito lúdica) e outros.

6. Adequações de materiais:
• Neste momento adequar-se-á apenas textos e atividades escritas de acordo com o interesse e possibilidades de Hellen.

7. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:
• Folhas ofícios, cola, tesoura, lápis comum, lápis cêra e a alcoól, canetas, borracha
• Cartolina guache ou papelão
• Figuras ou desenhos variados
• Livros diversos
• Caixa média, papel colorido, areia
• Miniaturas variadas
• Software que contenham atividades educativas.
• DVDs e filmes que falem sobre amizade.
• Cartão ou papelão para se confeccionar quebra cabeças.


8. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:
• A família, professores e equipe escolar são parceiros naturais e já fazem parte do processo, são parceiros permanentes. Então, pretendemos fazer parcerias com outros profissionais que atendem a aluna, como por exemplo, a psicóloga que lhe atende uma vez por semana e outros profissionais da área de saúde e da comunidade quando se fizer necessário.

9. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno:
• Professor de sala de aula
• Professor da Educação Física
• Colegas de turma
• Diretor escolar
• Equipe pedagógica
• Profissionais da área de saúde que acompanham a aluna, como por exemplo, sua psicóloga.
• Família
Todas essas pessoas receberão essas informações oralmente e através de registros escritos.

10. Avaliação dos resultados:

“A prática avaliativa deve ser capaz de ir além de avaliar a aprendizagem, mas entender o valor individual de cada aluno, propiciando o seu crescimento como indivíduo e como integrante de uma sociedade. E que acima de tudo, seja uma avaliação envolvida com uma prática pedagógica real, inovadora, não excludente e muito amorosa”. (Luckesi, 1996).

Desta forma, a avaliação terá como finalidade se entender a individualidade de Hellen, seu crescimento e desenvolvimento pessoal, sua interação no mundo em que vive, como também, se avaliará todo o processo, recursos e estratégias utilizadas no atendimento à aluna.

11. Indicação de Forma de Registros:

Os registros serão efetuados após cada atendimento, onde serão observados os avanços, obtidos e em que estágios estão esses avanços quanto à autonomia, oralidade, organização do pensamento, raciocínio lógico, auto-estima, socialização e outros.
Serão registrados em um caderno específico para a aluna. Esses registros servirão como base para o relatório final dos atendimentos com a aluna. Também, terá a finalidade de se reformular as atividades nos atendimentos ou de ampliá-las se for o caso. Nesses registros serão relatadas as mudanças constatadas em sala de aula, na escola e na família. O que o atendimento no AEE tem contribuído para o desenvolvimento intelectual e emocional da aluna. O registro mostrará se o atendimento precisa ser reformulado ou mudado completamente a maneira como está sendo conduzido, servirá antes de tudo como um “termômetro” para medir o sucesso ou não dos atendimentos realizados bem como todo o processo do trabalho efetuado.
O que se pretende com esses registros não é medir a quantidade da aprendizagem de Hellen, e sim observar sua evolução, seu crescimento como indivíduo, sua interação no meio em que vive como bem frisou Luckesi na citação acima. A avaliação que se fará será contínua e qualitativa não visa à promoção da aluna e sim exclusivamente se observar seu desenvolvimento pessoal, a interação no ensino regular e na sua vida diária.
As estratégias e metodologia usadas no atendimento será avaliado se observando o sucesso e desenvolvimento da aluna, será realizada pelo professor do AEE, professora da sala regular, família e pela própria aluna, através de entrevista orais e escritas, esta avaliação acontecerá de três em três meses. O professor do AEE avaliará se os conhecimentos obtidos são suficientes para atingir seus objetivos ou não.

12. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE.

Os resultados obtidos serão cuidadosamente analisados para que se prossiga ou se retome as ações praticadas. Serão observados se estão de acordo com os objetivos propostos. Será repassado para as pessoas que trabalham e convivem com a aluna. Os resultados obtidos servirão como instrumento para a continuação ou não das ações que estão sendo desenvolvidas.
13. Reestruturação do Plano:

Quando se fizer necessário, ou seja, quando os objetivos não tiverem sendo alcançados o plano será reestruturado, reelaborado com a finalidade de se alcançar as metas planejadas. Se for necessário se estabelecerá novas parcerias, se implementará novos recursos e materiais utilizados como: novos jogos, metodologias e estratégias de aprendizagem, tipo de atendimento, local de atendimento e outros.

3 comentários:

  1. Olá companheira!
    Bendito seja as blogueiras...
    Foi muito bom e vai me ajudar um MOOOONNNTÃO!
    Abraços.
    03/09/2013

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Geysa, é um imenso prazer conhecê-la através da sua página. Parabéns pelo plano pedagógico. Eu me chamo Claudiane Pimentel de Sousa estou iniciei minha experiência este ano de 2013 na sala de AEE, confesso que quando me convidaram recusei por medo de não conseguir fazer meus alunos avançaram ou não direcionar um trabalho específico para cada necessidade. Mas agora estou bem mais tranquila. Preciso aprender muito e trocar muitas experiências. Ainda não tenho especialização na área. Sou pedagoga e pós graduada em Psicologia Escolar e da Aprendizagem, participei de uma formação na FUNAD durante um ano nas sextas feiras.Já me ajudou muito mas ainda não é suficiente para uma prática adequada na sala de AEE. Preciso de sua ajuda no planejamento e sugestões de atividades para os alunos com deficiências múltiplas...aqueles que são cadeirantes, sofreram paralisia cerebral, não se comunicam, tem limitações na coordenação e etc. Um abraço! claudianepimentel7@gmail.com fones: 81-9456-3048

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo com os alunos na sala de recursos multifuncionais.
    abraço

    ResponderExcluir